Brasil amarga a 58ª posição entre os melhores lugares do mundo para se envelhecer

saude_idoso

população mundial está envelhecendo, e demasiadamente rápido: em 2030, a quantidade de pessoas com mais de 60 anos será superior ao número daquelas que são mais novas do que dez. Atualmente, este mesmo grupo de idosos já é maior do que o de crianças que têm menos do que cinco anos. As estimativas são da organização HelpAge International, que lançou na última quarta-feira (1/10) um índice pioneiro chamado Global AgeWatch Index. A partir de uma extensiva análise da qualidade de vida e bem-estar de idosos do mundo todo, o indicador classificou 96 países de acordo com o desempenho em abrigar indivíduos com uma idade cada vez mais avançada.

Os critérios de avaliação foram baseados em quatro eixos – economia, saúde, emprego e inclusão. A pesquisa usou principalmente dados fornecidos por diversas organizações da ONU sobre 13 fatores, como abrangência das aposentadorias, expectativa de vida aos 60 anos, empregabilidade e acesso ao transporte público. Em um mapa interativo, a tonalidade das nações varia de acordo com sua posição no ranking: os países que se saíram melhor são retratados em verde escuro, os medianos em amarelo e aqueles que estão mais para baixo na tabela estão pintados de vermelho.

Ao clicar nos territórios, é possível conferir em detalhes os respectivos desempenhos, com números específicos de cada critério e valores absolutos sobre a população de idosos, além de estimativas da porcentagem que esta parcela demográfica representará no futuro de cada sociedade. O Brasil ficou em 58º lugar, atrás de vizinhos latinos como Argentina (31º), Bolívia(51º), Colômbia (52º) e Nicarágua (54º). A iniciativa foi criada para qualificar o debate sobre o envelhecimento populacional com dados confiáveis, e pode ser útil principalmente para a elaboração de políticas públicas.

Clique aqui para ver o ranking completo

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s