A capacidade de invasão do Google: Google Glass

Você já ouviu falar do Google Glass?

No dia 15 de abril a venda do Google Glass foi liberada por apenas 24 horas nos Estados Unidos. Ele custa US$ 1.500 (R$ 3.350 mil, em conversão direta), e vem com a lente para usá-lo como óculos de sol, além dos fones de ouvido e várias modificações nas funcionalidades.

glass

O Google Glass é um acessório em forma de óculos que possibilita a interação dos usuários com diversos conteúdos em realidade aumentada. Ele é capaz de tirar fotos a partir de comandos de voz, enviar mensagens instantâneas e realizar vídeoconferências.

Márcio Cyrillo, diretor executivo da CI&T, baseado nos EUA, contou sua experiência com o Google Glass

“Ao tirar o Google Glass da caixa, ele foi logo para o meu rosto e o rapaz do Google me ajudou a ajustá-lo. Se você usa óculos, como eu, o ajuste, por cima de seus óculos, não será perfeito. É por esse motivo que o Google está para lançar uma nova versão do Google Glass que vai se acoplar à armação de óculos comuns. Como a tela projetada no seu olho direito pelo Google Glass é fácil de ler, tenho conseguido usá-lo sem meus óculos. O ajuste serve, então, para que você consiga ver perfeitamente o “holograma” que é a tela de interação com o aparelho. “Holograma” porque é assim que se parece mesmo: uma projeção de tela que se sobrepõe ao que você vê a sua frente, uma sobreposição entre realidade e tela de computador. Só vendo para saber como é. Caminhando na rua, dei um toque para “acordá-lo” e falei “Okay Glass, directions to ABC Kitchen”, um restaurante famoso por aqui. Ele começou a me guiar pelas ruas de Nova York, uma experiência bastante interessante.  Com um gesto simples, você pode visualizar a previsão do tempo e outras coisas acontecendo perto de você. O lado esquerdo de sua timeline é o que acontece agora ou está para acontecer e, à direita, é o passado, tudo o que ocorreu ou o que você fez com o Glass.”

glass_guiando_pelas_ruas

Tudo bem, eu estou apenas filmando!”

Por outro lado, o dispositivo é visto, ao mesmo tempo, como um símbolo da capacidade de invasão do Google e uma representação de seu poder. Nos EUA usuários do aparelho têm sido atacados. O uso do óculos tem sido considerado invasão de privacidade. A experiência dos usuários demonstra que as pessoas não gostam de ser filmadas ou fotografas sem autorização.

 

Fonte 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s