Quem gosta de chocolate?

Texto retirado de “A Fantástica História do Chocolate” da nutricionista Claudia Ruiz Santana, para o Projeto Na Flor da Idade, da Lareira Instituição.

Uma pergunta que dificilmente vai ter  resposta negativa. Mas quando o assunto é engordar, muitas pessoas acabam dizendo “não” na hora de comer, mesmo quando especialistas dizem que que chocolate faz bem à saúde, em doses homeopáticas.

choco6Mas esse benefício só é obtido se o chocolate tiver acima de 50% de cacau e for consumido dentro de uma alimentação equilibrada. Ou seja, não adianta nada comer chocolate amargo no meio de uma dieta rica em gordura saturada, trans, açúcar e produtos industrializados. Ou seja, tudo em excesso faz mal.

Mais do que antioxidantes

A maior parte dos benefícios trazidos pelo chocolate vem dos polifenóis e flavonóides (chamadoscatequinas e proantocianidinas), que são antioxidantes naturais. Mas o alimento também é uma fonte importante de potássio e magnésio, minerais envolvidos principalmente na força muscular. Ainda possui cafeína, tiramina e teobromina, estimulantes que melhoram o funcionamento do cérebro, aprimorando o raciocínio.

Quanto mais processado ou com mais leite e açucar for o chocolate, menor a quantidade de substâncias ativas que fazem bem ao organismo.

O chocolate ao leite contém cerca de três vezes menos flavonóides do que o amargo.

Não se deve esquecer que, embora saudável, o chocolate é extremamente calórico. Na média, são 120 calorias em cada porção de apenas 25 gramas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s