Chocolate para evitar o estresse

Texto retirado de “A Fantástica História do Chocolate” da nutricionista Claudia Ruiz Santana, para o Projeto Na Flor da Idade, da Lareira Instituição.

Não é só o coração que se beneficia pelo chocolate amargo. Ele é uma boa arma contra o estresse e a ansiedade. Os efeitos benéficos contra os males da alma vêm sendo confirmados pela ciência.

Um estudo realizado no ano passado e publicado no Jornal de Pesquisa do Proteoma, dos Estados Unidos, confirmou que cerca de até 30 gramas de chocolate amargo por dia, durante duas semanas, reduziram os níveis do hormônio do estresse na circulação sanguínea.

choco5Apesar de todos os benefícios, seu paladar não agrada a todos. Como é a versão amarga que traz tantas vantagens, o sabor pode ser um impedimento para seu consumo. Uma dica para começar a consumir esse tipo de chocolate é introduzir chocolates com um teor normal de cacau e ir aumentando aos poucos, para habituar o paladar (ir aos poucos para 40, 50, 60, 70, 80%).

Além disso, o chocolate amargo pode também ser usado em receitas associadas com frutas como, por exemplo, creme de maracujá, uva abacaxi, kiwi e com grãos ou frutas secas como castanhas, avelãs, nozes, damasco, etc.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s