Aparecida, cidade do interior de São Paulo, se prepara para receber o papa Francisco,

Aparecida espera que visita do papa Francisco bata recorde de fiéis

Larissa Leiros Baroni
Do UOL, em Aparecida (SP)

01/07/2013

internacional-papa-francisco-20130314-04-size-598

Com a visita do papa Francisco, marcada para o dia 24 de julho, Aparecida (SP) espera bater o recorde de fiéis no maior templo católico do país. A previsão é que o público supere inclusive o total alcançado nas passagens dos papas Bento 16 (2007) e João Paulo 2º (1980) pela cidade do interior paulista.

“Estamos calculando por baixo que ao menos 200 mil pessoas venham à Aparecida acompanhar a Santa Missa que será realizada pelo pontífice”, disse dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Ele não descarta, porém, a possibilidade de esse número ser ainda maior.

O maior público já registrado no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, segundo a assessoria de imprensa do templo, foi no dia 14 de novembro de 2010, quando 245 mil devotos foram à cidade.  O número é superior aos 200 mil fiéis que acompanharam a visita do papa João Paulo 2º, no dia 4 de julho de 1980.    

“Não será um público jovem, que provavelmente estará no Rio de Janeiro acompanhando a Jornada Mundial da Juventude. Aqui virão as famílias, crianças e as pessoas mais idosas”, descreveu ele, que condicionou a possibilidade do recorde de visitação em Aparecida à atitude da mídia. “O que acontece aqui nas grandes manifestações, não só quando vem um papa: os meios de comunicação começam a falar do engarrafamento, que Aparecida não tem condições de receber esse número de turistas, que os restaurantes não dão conta, que não há segurança, que não há atendimento médico. Toda uma propaganda negativa que afasta os romeiros.”

A cidade, segundo ele, está acostumada a receber multidões. Em 2012, 11,6 milhões de turistas visitaram Aparecida. O número representa uma média de 223 mil devotos por final de semana. “O público é quase 480% maior do que os 38 mil habitantes do município”, afirma Marcondes, que diz que a segurança nesses finais de semana comuns é garantida exclusivamente com os policiais locais e do governo do Estado. “Com a visita do papa, essa segurança será reforçada pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Aeronáutica, Polícia Científica, além da Polícia Militar, Civil e Municipal.”

Marcondes também diz que a rede hoteleira da cidade está pronta para abrigar os fiéis que quiserem vir acompanhar a visita do papa Francisco. “Nós temos mais leitos de hotel do que leitos em residências. Ou seja, se a população todinha de Aparecida resolvesse sair de sua residência e ir para o hotel teria leito para todo mundo”, brincou ele.

Leia na íntegra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s